Cultura

Sexta-feira santa

Sexta-feira santa

A sexta-feira Santa é um dos feriados mais importantes no Brasil. É comemorada tradicionalmente como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado, antes do domingo de Páscoa dia da ressurreição de Jesus. Neste dia, os cristãos fazem uma reflexão a respeito do julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura do Filho de Deus.

É também chamada de sexta-feira da Paixão como forma de reconhecimento de que Jesus demonstrou grande paixão ao se entregar para morrer crucificado.
Origem da Sexta Feira Santa
Segundo os cristãos, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, de acordo com o calendário hebraico. A tradição acredita ser este o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.
Principais tradições na sexta-feira Santa
Uma das principais tradições da sexta-feira Santa realizadas pelos católicos praticantes é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz, assim como fazer algum tipo de penitência, como deixar de comer seu alimento preferido ou até mesmo deixar de fazer coisas que gostem muito. Além de fazerem promessas e jejum.

 

Fonte: Catolicismo Romano

 

 

 

Radium Hotel

Radium Hotel

Teve sua construção iniciada em 1947, inicialmente para ser uma Escola Naval (possui o formato de âncora) em uma área de 10.000m quadrados, em frente à Praia da Areia Preta no Centro da cidade.  Mas, sua localização privilegiada e a beleza paisagística despertou o interesse de uma empresa que arrendou o imóvel do estado, transformando-o em um hotel cassino de padrão internacional. Sua inauguração foi em dezembro de 1953, como um dos mais chiques hotéis cassino do país. Com a proibição dos jogos em 1964, o hotel entrou em decadência e foi tombado pelo patrimônio histórico afetivo.

Não há serviços oferecidos, somente é possível apreciação visual externa. Em 01/07/1990, o Conselho Estadual da Cultura formou uma comissão e o hotel está protegido desde 1998. Hoje sua administração é de responsabilidade do Governo do Estado do Espírito Santo.

Fonte: Guarapari ES

Cinemateca Brasileira

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Ainda que dedicada exclusivamente à 7ª arte, a Cinemateca oferece múltiplas possibilidades. A biblioteca audiovisual guarda um dos maiores acervos da América Latina, com películas publicitárias, documentários, cinejornais, registros familiares, entre outras preciosidades. Mas não é só isso: o rico acervo de livros, fotos, documentos, artigos e projetos acadêmicos sobre cinema, além da agenda de cursos e mostras temáticas de curtas e longas-metragens, faz da Cinemateca um centro multiuso de cultura e pesquisa que promete incitar emoções e sensações.

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207-Vila Clementino, São Paulo – SP, 04021-070 / (11) 3512-6111
Fonte: Cinemateca e Mapa das Sensações

Fonte Andrade Junior

Fonte Andrade Junior

 

A Fonte Andrade Junior está situada as margens do lago de água sulfurosa da Estância do Parque do Barreiro na cidade de Araxá, de onde também é extraída a lama destinada aos banhos medicinais do parque, sendo parte integrante do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro. O edifício em concreto armado abriga dois pavilhões cobertos por uma laje curva sustentada por pilares revestidos em mármore travertino. Os pavilhões, um em cada extremidade, possuem fechamento em vidro com esquadrias de ferro fixas e abertas na parte mais alta de maneira a oferecer proteção aos ventos dominantes. Neles estão localizados os oito bebedouros com água mineiralizada possuindo também uma vitrine para a exposição dos fósseis encontrados na região durante as escavações das obras do complexo. Desse fato partiu os motivos desenhados nos azulejos das rampas de acesso aos bebedouros e da paginação de piso em pedra portuguesa preta e branca, ambos com desenhos de animais pré-históricos.

Construção: Sua estrutura é em concreto armado com fechamento em vidro e caixilharia metálica nos pavilhões. Estes têm revestimento em azulejo assim como nos bancos em concreto situados fora da cobertura. O topo da laje que originalmente era revestido em mármore travertino, assim como os pilares, hoje tem revestimento com pastilhas retangulares na cor verde. Os pilares continuam com o revestimento em mármore.
Contexto: A Fonte Andrade Junior está situada no Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro, as margens do lago de água sulfurosa, que pelo conjunto paisagístico projetado por Burle Marx, integra as linhas modernas da fonte as edificações neoclássicas vizinhas.

Fonte: Arqmoderna UFU

 

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha (MAP), em Belo Horizonte, é o principal centro de divulgação de arte contemporânea em Minas Gerais e uma das referências do setor no Brasil. Em seu acervo de mais de 900 obras, estão quadros de Cândido Portinari, Alberto da Veiga Guignard, Di Cavalcanti, Amilcar de Castro e Tomie Ohtake. Além de pinturas, compõem o acervo fotografias, objetos tridimensionais, gravuras, desenhos, material audiovisual e documentos.

Todo o edifício é circundado pelos jardins do paisagista Burle Marx. Logo na entrada, está a monumental escultura em bronze, intitulada Nu, de August Zamoiski. No jardim interno, mais duas estátuas decoram o ambiente: Abraço, de Alfredo Ceschiatti, e Sem Nome, de José Alves Pedrosa. Próximo à lagoa, fica a obra A Porta, de Amilcar de Castro.

O prédio onde hoje está instalado o MAP foi o primeiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer a ficar pronto no Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 1942, o então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitschek convidou Niemeyer para desenvolver quatro edificações para a região: a igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Clube e o Cassino, hoje o prédio do museu. Obra representativa da arquitetura moderna, o prédio foi fechado em 1946, quando houve a proibição do jogo no Brasil. Chamado de Palácio de Cristal, por causa dos espelhos de cristal que revestem a parede do edifício, tornou-se MAP em 1957.

O local apresenta uma composição de espaços livres e cenográficos, o uso de perspectivas nas paredes espelhadas e um original jogo de curvas e rampas, segundo especialistas. Niemeyer descreve desta forma seu trabalho no Cassino: “Fiz o projeto em uma noite. Quando funcionava como cassino, cumpria bem suas finalidades, com seus mármores, suas colunas de aço inoxidável, e a burguesia a se exibir, elegante, pelas suas rampas”.

O desenho tem concepção inspirada no trabalho do arquiteto francês Le Corbusier, que esteve no Brasil na década anterior para a construção do prédio do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, considerado o primeiro exemplar da arquitetura modernista no Brasil. O jovem Niemeyer trabalhou com ele no projeto carioca. Para o arquiteto mineiro Sylvio Podestá, entre as obras da Pampulha, o prédio do Cassino é a “obra máxima, pois não traz, como quase todas as outras, os conceitos que a datam como de época”.

O MAP não possui exposição permanente. O motivo é a arquitetura do prédio. Suas paredes de vidros não permitem que obras de arte fiquem expostas nas salas. A ação do sol poderia danificar telas e esculturas. Toda exposição promovida pelo MAP requer um trabalho de mudança da estrutura das salas, como a colocação de paredes falsas para bloquear a passagem da luz externa. O museu expõe uma seleção de seu acervo uma vez por ano, de acordo com o calendário de mostras temporárias.

Fonte: Portal do Governo de Minas Gerais