Turismo religioso de norte a sul do Brasil

Turismo religioso de norte a sul do Brasil

Em 2013, o Rio de Janeiro sediou a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Francisco. Milhares de católicos e simpatizantes estiveram presentes na cidade para participar da programação desta solenidade de fé que acontece há anos e já passou por vários países. Basta se lembrar das imagens da Praia de Copacabana, tomada por mais de 3 milhões de pessoas, para constatar sobre o quão foi bem sucedido este evento.

.

O Brasil é um país religioso, de maioria católica, mas também com várias outras religiões. Como se sabe, as igrejas evangélicas crescem cada vez mais e promovem eventos de norte a sul. Outros segmentos religiosos como o espiritismo, o candomblé e a umbanda possuem suas agendas direcionadas não só aos seus fieis, mas a todas as pessoas que se identificam com seus modos de expressar a espiritualidade. O fato é que o turismo religioso é forte nas cinco regiões brasileiras, atrai milhares de pessoas, reforça os traços culturais históricos do país e ainda movimenta a economia.

.

.

Igrejas históricas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

.

No Rio de Janeiro, por exemplo, várias igrejas histórias estão localizadas no centro da cidade e elas chamam a atenção não apenas de religiosos, mas de turistas que apreciam a história e a arquitetura desses monumentos. Em Belo Horizonte, também na região central da cidade, várias igrejas centenárias embelezam a região por conta da diversidade de cada uma delas sob o ponto de vista arquitetônico: no centro da capital mineira é possível encontrar construções góticas, barrocas, neoclássicas e também de arquitetura moderna, como a Igreja de São Francisco de Assis, desenhada por Oscar Niemeyer, localizada às margens da Lagoa da Pampulha.

.

Catedral do Rio de Janeiro

Catedral do Rio de Janeiro

.

Igreja São José, em Belo Horizonte

Igreja São José, em Belo Horizonte

.

.

Destino religioso é Espírito Santo

.

Um dos maiores santuários religiosos do Brasil é o Convento da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo. Construído ainda no século XVI, o lugar é uma mistura de fé, história e contato com a natureza. A escadaria que dá acesso ao local foi construída por escravos. Lá de cima, é possível avistar a belíssima baia de Vila Velha. Todos os anos, no mês de abril, como parte das festividades da Festa da Penha, acontece a Romaria dos Homens, evento de fé que reúne também mulheres e devotos de várias partes do Brasil. Ainda no Espírito Santo, durante o feriado de Corpus Christi, acontece o Passos de Anchieta. O caminho pelo qual caminhou o famoso padre jesuíta é desbravado por católicos, mas não só. Saindo de Vitória, romeiros e simpatizantes andam a pé por 4 dias seguidos – com paradas para descanso, alimentação e dormir – até a pequena cidade de Anchieta. Durante o percurso, o turista encontra muito contato com a natureza e a maior parte da jornada acontece à beira mar.

.

Convento da Penha, em Vila Velha

Convento da Penha, em Vila Velha

.

Passos de Anchieta

Passos de Anchieta

.

.

Sincretismo no Nordeste

.

Outro destino reconhecido por seus monumentos e eventos religiosos é a cidade de São Luís, no Maranhão. Talvez não exista outro lugar no Brasil que represente mais o sincretismo construído ao longo da história do que esta capital do nordeste. Igrejas, festas, comemorações, manifestações religiosas de rua, sempre numa convergência entre as religiões de matriz africana juntamente com os santos da fé católica.

.

Igreja da Sé, São Luís

Igreja da Sé, São Luís

.

.
Trindade, uma cidade de fé

.

Trindade nasceu numa época em que a extração do ouro era uma atividade decadente e por isso as pessoas povoaram a região na esperança de construírem, juntas, uma nova maneira de sobreviver, por meio da agricultura e pecuária. Recomeçar é sempre um ato de fé, e Trindade já nasceu nessa direção. Talvez por isso o município se tornou um dos principais destinos de romeiros e turistas interessados em desbravar o que a cultura religiosa tem de fascinante.

.
Só descobre Trindade de verdade quem conhece:

1 – Portal da fé
Logo na entrada da cidade, o turista encontra um monumento com a imagem do Divino Rei Eterno e uma cruz com mais de 20 metros de altura.

.

Portal da Fé, Trindade-GO

Portal da Fé, Trindade-GO

.
2 – Rodovia dos romeiros
Entre Goiânia e Trindade, num percurso de aproximadamente 17 km, devotos caminham por uma “via sacra” com sete estações, em casa uma delas um monumento recriando momentos da trajetória original feita pelo Cristo. Omar Souto é o artista responsável por esculpir as obras em cada um desses pontos de parada.

.
3 – Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Localizada ao lado da Basílica do Divino Pai Eterno, é uma homenagem à Mãe Santíssima e lá está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. No local, existe um lugar reservado para o acendimento de velas e realização de pedidos. Dentro da gruta também há uma fonte de água.

.
4 – Basílica do Divino Pai Eterno
Ela pode ser vista de quase todos os pontos da cidade. A arquitetura da basílica encanta por conta de seus belos vitrais, sua cúpula, capelas, sala de milagres e confessionários. Ao longo da história da cidade, o lugar se transformou num dos maiores símbolos da fé cristã não só para Trindade, mas para o Brasil. Em abril de 2006, a pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário, sendo a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

.

Basílica do Divino Pai Eterno

Basílica do Divino Pai Eterno

.

.
De norte a sul do Brasil, as confissões religiosas representam bem mais do que um elo entre fieis e divindades, elas reforçam a identidade de toda uma nação, contam a história, revelam os modos de ser e se posicionar no mundo. Os turistas que saem por aí desbravando os lugares marcados pela fé acabam encontrando uma boa oportunidade de entretenimento atrelada ao conhecimento e à diversidade.

Allia - Mais Brasil

O Blog Mais Brasil agrega num só lugar tudo o que você precisa saber dos principais destinos do Brasil. Funciona como um guia de passeios para você se divertir e enriquecer culturalmente em suas viagens.

No Comments

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked